.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2019, EF2, estudo do meio
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN

“Nasci no entremeio de um mar de morros” 

Com essa fala de Aziz Ab’Sáber, nossos alunos e alunas do 6º ano começam seu estudo do meio para São Luiz do Paraitinga. A partir de então, história, lazer, conscientização, aprendizado, momentos inesquecíveis, folclore e festa popular se juntam à descrição do importante geógrafo brasileiro, nascido naquela cidadezinha cujo tamanho não condiz com a  importância. Conhecer essa cidade é reencontrar uma parte da história da região,  valorizada pelos moradores locais por meio da oralidade, presente nas lendas e causos contados pelo ilustre e famoso morador, Sr. Ditão Virgílio. História e costumes se apresentam, ainda, na oficina de adereços, na vivência da Dança de Moçambique e na confecção do barreado, atividades que ocorrem logo no primeiro dia e antecedem o momento de maior emoção, vivenciado em um grande cortejo com bonecões gigantes e banda, ao fim da viagem.

E assim, nossos meninos e meninas do 6º ano adentraram o universo de certo modo "encantado" de São Luiz: conversando, ouvindo causos, caminhando tranquilamente pelas ruas da cidade, conhecendo uma fazenda colonial, observando a arquitetura, desenhando, entendendo os seus problemas para, assim, preservar também em suas memórias, a história de uma cidade já castigada por dois implacáveis tempos: o da história e o da natureza. 

Nosso estudo do meio ocorreu entre os dias 21 e 23/08/2019. Acompanhados pelos professores Cristina, de Arte, e Fernando, de História, os alunos visitaram também o Núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar, consolidando, assim, sua passagem por essa belíssima região de mares de morros.

+18
postado sob 2019, arte, integral, Ítaca
+3

As oficinas de brinquedo são regulares, semanais e variam de assunto.
Em uma dessas oficinas, a turma do integral (crianças de 6 a 9 anos) teve atividade de construção de relógios. Muita conversa e brincadeiras sobre o tempo.

Como representamos, medimos e lemos o tempo?
Diferentes relógios foram construídos, com desenhos, montagem de ponteiros e mecanismos.
Os alunos ficaram super entusiasmados por aprender a ver as horas num relógio analógico, feito por eles.

 

postado sob EM, vestibular

A inscrição para o vestibular, um dos processos de seleção para quem quer estudar na USP, já foi iniciada. A prova organizada pela Fuvest é responsável por selecionar a maior parte dos alunos de graduação da Universidade. As inscrições são realizadas apenas uma vez por ano e já estão abertas.

O vestibular é uma das formas de ingresso para estudar na USP, a outra é Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e gerenciado pelo Ministério da Educação.

Para o ingresso em 2020, o vestibular terá 8.317 vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, oferecidos em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru, Lorena e Santos.

As inscrições começaram às 12h de 12 de agosto e terminarão às 12h de 20 de setembro.

Jornal da USP mostra o passo a passo para as inscrições e as informações mais importantes para quem quer prestar o vestibular da USP, organizado pela Fuvest.

Saiba mais no site da Fuvest:
https://www.fuvest.br

 

fechar