.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2019, cultura, EF2, EM, evento

Jogo de tchoukball (com jogadores da Seleção Brasileira de Tchoukball), coreografia de alunas do 8º ano, corrida de regularidade, performance de alunos do 9º ano, dança folclórica húngara, grupo musical de alunos do 3º EM com a participação do prof. Theo, capoeira e maculelê com a participação do mestre Marrom, canto de Malungas, exposições de trabalhos dos alunos do EF2 e do EM, instalação Ser tão Sertão, e Bookcrossing (troca de livros do Projeto Ler é legal). Tudo isso aconteceu no Expressão, Corpo e Cultura, no sábado, dia 09/11/2019.

Publicaremos, em seguida, galerias fotográficas com mais imagens dos trabalhos.

+21
postado sob 2019, ciências, evento, Ítaca
+36

Esta já é a quinta edição do evento, que é bienal e que tem crescido, graças à participação de cada um: pais, alunos, professores, funcionários e o público tão especial que nos visita.

Foram apresentações, palestras, oficinas, demonstrações, rodas de conversa, experimentos e exposições, que ajudaram a dar vida ao nosso evento e conhecimento às pessoas.

Essa somatória de presenças, num ou noutro sentido, levou a um resultado muito bom.
Conheça um pouco deste evento tão dinâmico e importante para a valorização da Ciência em nossa comunidade.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

P1 - Pesquisa Científica na Antártica – Introdução  
Um breve histórico do continente antártico, suas peculiaridades e as pesquisas que são desenvolvidas lá, incluindo as pesquisas brasileiras.
José Roberto Machado Cunha da Silva -Prof. Dr. do Laboratório de Histofisiologia Evolutiva Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento - Instituto de Ciências Biomédicas - USP

P2 – Adaptações de animais marinhos nos diferentes ambientes aquáticosOs organismos marinhos que vivem nos diferentes ambientes, como costão, mangue e fontes hidrotermais, possuem uma grande heterogeneidade de adaptações morfológicas e fisiológicas, e as alterações oceânicas podem afetar o padrão de migração desses animais.
Sónia C.S. Andrade Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - Instituto de Biociências - USP

P3 – Nosso Universo Acelerado - Um conto sobre a energia escura
Vivemos em um Universo em expansão. Não bastasse isso, descobrimos no final do século XX que a velocidade da expansão é cada vez maior, e o responsável por isso é a misteriosa energia escura. Nesse seminário, serão apresentadas as evidências que levam a comunidade científica a pensar assim e será contado um pouco da história passada e futura do nosso Universo a partir desse modelo.
Eduardo Serra Cypriano  - Prof. Dr. do departamento de Astronomia -  Instituto de Astronomia e Geofísica da USP

P4- Relação entre o Sol e a Terra
Nesta palestra, faremos uma introdução sobre as características físicas do Sol, como uma estrela. Apresentando os modelos atualmente aceitos para sua estrutura interna e externa (atmosfera solar). Abordaremos também sua atividade ao longo do tempo e sua influência na vida em nosso planeta, com ênfase especial nos efeitos desta na vida moderna, cada vez mais dependente da tecnologia e de serviços fornecidos por satélites.
Caius Lucius Selhorst - Prof. Dr. em Astrofísica - Núcleo de Astrofísica - NAT - Universidade Cruzeiro do Sul

P5 - Ver para crer: nosso sistema imune em ação
Como funciona o nosso sistema imune? Como interagimos com os microrganismos? Essa palestra tem o objetivo de facilitar o entendimento, por meio de imagens e vídeos, de como a nossa complexa rede de células e moléculas são capazes de nos defender dos ataques de microrganismos diversos.  Alexandre A. Steiner - Prof. Dr. do departamento de Imunologia -  Instituto de Ciências Biomédicas da USP

P6 - A ciência por trás da acupuntura. O que os chineses têm a nos ensinar?
A Acupuntura é uma técnica milenar, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, ou MTC. Sua história remonta a mais de 2000 anos atrás e seu estudo recente vem demonstrando o grande potencial que ela pode oferecer no cuidado dos pacientes. Vamos conhecer o que a ciência moderna tem a nos dizer sobre esta arte milenar de tratamento?
Érico Carmo Acupunturista

P7 – O uso da energia solar e os problemas que enfrenta
A energia solar passou a ser muito utilizada, porém ela enfrenta um problema grande, decorrente da influência do crescimento de microrganismos na superfície dos painéis solares. A palestra irá demonstrar como esse problema ocorre e as tentativas de minimizá-lo.
Márcia Aiko Shirakawa - Dra. em Microbiologia pela Universidade de São Paulo – USP  

P8 – Chernobyl e Fukushima: o que sabemos sobre o uso da energia nuclear
O uso da energia nuclear inspira curiosidade, fascínio e medo. Antes de pensar nos problemas e acidentes que a humanidade já enfrentou, vamos entender o que é, como funciona um reator nuclear de uma usina, os procedimentos de segurança e o parque nuclear brasileiro. Vamos falar também sobre os dois acidentes, discutindo inclusive o seriado recente produzido pela HBO.
Prof. Dr. Carlos Alberto Zeituni - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares– IPEN USP

P9 - Nariz eletrônico e anticorpos plásticos: a ciência mimetizando a natureza
Nessa palestra, mostraremos dois exemplos de sistemas químicos desenvolvidos e inspirados em sistemas encontrados em seres vivos, principalmente nos mamíferos. Um deles, o nariz eletrônico, consiste num equipamento contendo sensores de gases acoplados a um computador dotado de software de inteligência artificial que pode ser treinado (ensinado) a reconhecer e quantificar odores. Já o outro consiste em sintetizar polímeros (plásticos) inteligentes, capazes de reconhecer e se ligar a moléculas específicas, tendo, portanto, grande aplicabilidade em (bio)sensores e agentes de remediação ambiental.
Jonas Gruber - Prof. Dr. do departamento de Química Fundamental - Instituto de Química - USA 

OFICINAS
O1 – Observação do mundo microscópico - Observação no microscópio de células (vegetal, animal, bacteriana) de protozoários e fungos. Demonstração e discussão de algumas adaptações de plantas.  

Alunos do 7ºEF
O2 – Vamos aprender a fazer iogurte? 
 Nessa atividade alguns alunos do 7º ano ensinaram e explicaram como fazer iogurte. Os alunos também fizeram uma degustação com o iogurte que eles mesmos produziram.   

O3 - Astronomia - observação do Sol  
Observação do Sol, utilizando diferentes telescópios solares.
Elysandra Figueredo Cypriano Profa. Dra. do departamento de Astronomia -  Instituto de Astronomia e Geofísica - USP

O4 – O mundo das abelhas
As abelhas são de extrema importância para a polinização da grande maioria das plantas. Sendo assim, desempenham um papel fundamental na manutenção da existência da vida em nosso planeta. Existe uma grande diversidade de espécies de abelhas e na forma como se organizam socialmente, sendo que muitas delas são solitárias.  

Nessa atividade, foi apresentado um pouco sobre a vida das abelhas, suas sociedades e funcionamento. Foi apresentado material de coleção para exemplificar a diversidade de espécies.  Maria Cristina Arias - Profa. do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva -  Instituto de Biociências -USP

O5 – Instrumentos musicais usando Makey Makey
Através da experimentação livre, e utilizando-se de elementos da fabricação digital, os participantes são convidados a experimentar a estruturação de instrumentos musicais utilizando ScratchMakey Makey e materiais não estruturados, são também explorados conceitos de eletricidade, circuito e materiais condutores.
Cristiane Aparecida dos Santos Reis - Coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Ítaca

 

RODA DE CONVERSA

R1 - Esqueleto humano e suas articulações
Nesta roda de conversa, iremos observar, no modelo do esqueleto, os ossos e as articulações, discutiremos as principais funções de cada segmento e como elas se movimentam.
Paula Akashi Fisioterapeuta  

R2 - A tecnologia facilitando a nossa vida  
Como a internet e as tecnologias atuais podem influenciar a nossa vida: a internet das coisas (IoT) e a realidade aumentada.
Viviane Cabral Engenheira Química

 

EXPERIMENTOS DOS PAIS 

1. A metamorfose - estande para observação de animais  
A importância da metamorfose para ocupação de diferentes ambientes.
Ricardo Pinto da Rocha e Fabíola Bovo Mendonça - Prof. Dr. de Zoologia e bióloga e professora - Instituto de Biociências da USP

2. O uso de instrumentos ópticos  
Observação de fenômenos luminosos, utilizando instrumentos ópticos (prismas, lasers e espelhos)  Flávia Ferrari - Bióloga e professora

3. Funcionamento e distribuição de energia eólica e hidrelétrica (maquete) 
A matriz energética brasileira contempla várias fontes renováveis, como a solar e a eólica. Essa maquete apresenta essas importantes fontes do “futuro”.
Luciano Leite Engenheiro eletrônico

4. Diminuição do ponto de congelamento da água 
Por que a água do mar em lugares frios permanece líquida, mesmo com a temperaturas abaixo de 0ºC? Como explicar? O experimento da diminuição do ponto de congelamento da água nos ajudará a entender e explicar o porquê desse fenômeno e de alguns outros.  
Ruth F.V. Villamil, Isaac V. Jaimes (aluno 3º EF) e Gael de Almeida (aluno 3º EF)


5. Plantas Cinéticas  
Um experimento para dar vida e autonomia para um jardim, usando eletrônica, mecânica, marcenaria e botânica. Um jardim com várias plantas que podem se mover para buscar água no momento certo. Edson Pavoni - Empresário – Startup de tecnologia

6. Nikola Tesla e sua bobina 
Apresentaram um pouco sobre a história de Nikola Tesla e fizeram uma demonstração do seu famoso experimento: uma pequena bobina.  
Marcelo Nishio, Felipe Nishio (aluno 4º EF) e Francisco Pessoa (aluno 5º EF)  

 

EXPERIMENTOS E APRESENNTAÇÕES DOS ALUNOS

6º EF

Oficina de bicos  
Pega-pega da seleção natural
Sobe e desce químico
Submarino na garrafa O lenço que não rasga
A água que sobe  
Projeto – MAE (Jornal de Darwin e história em quadrões)

7º EF
O1: Observação do mundo microscópico 
O2: Vamos aprender a fazer iogurte? 

8º EF
A Ciência por trás do tênis de mesa (palestra)

8º e 9º EF
Gelo quente
Areia movediça A bala que fura o coco
Equilibrando uma bolinha de pingue-pongue com secador
Batalha eletrostática
É possível ver o som?
Como funciona o protetor solar
Ouvir música sem escutar
Cristal caseiro  

1º EM
Extração de DNA de morango  
Pilha de limão  
Pele e formulações dermocosméticas  
Reação relógio de iodo
Eletrólise da água
Marcação de metal por eletricidade
Bateria de latinha
Motor eletromagnético
Água temperamental
Gaiola de ar no secador
Bolhas e eletricidade
Dupla fenda

2ºEM
Não comemos carne
Fogo oco  
Jardim osmótico
Microscópio a laser
Fábrica de arco-íris
As infecções sexualmente transmissíveis e sua prevenção - ISTs 
Tubo de Rubens

 

EXPOSIÇÕES

1. Transformações da energia - De onde vem a Luz?
Foram expostas maquetes e desenhos feitos pelos alunos e alunas, sobre formas de energia e suas transformações (energia eólica, solar, hidrelétrica, estática e máquina a vapor). Exposição de fotos e painel interativo.

SÉRIE 1º EF

2. Projeto Joaninha  
Foram expostos os desenhos e anotações feitos pelos alunos e alunas, durante o acompanhamento do desenvolvimento de joaninhas, do estágio de larva até se transformarem em adultos e serem soltos nas plantas da escola. Foram colocados jogos de tabuleiro, cujo tema são informações simples sobre as joaninhas.  

SÉRIE 2º EF
3. Invenções na linha do tempo entre 1900 e os dias atuais  
Foram expostos textos curtos e desenhos, como resultados de pesquisas realizadas pelos alunos e alunas, sobre invenções escolhidas de uma listagem oferecida pelas professoras.

SÉRIE 3ºEF
4. Animais e vegetais dos biomas brasileiros  
Desenhos (ampliações) e descrições de animais e plantas dos biomas brasileiros.

SÉRIE 4ºEF
5. O Corpo Humano  
Exposição de cartazes produzidos por grupos de alunos e alunas contendo os sistemas do corpo humano (cada um mostrando um dos sistemas).  

SÉRIE 5º EF
6. AsTrouvelotnomia  

Projeto interdisciplinar entre Arte e Ciência onde os alunos, através do desenho de observação de imagens, e da utilização da técnica de giz pastel, representaram conceitos de Astronomia. O nome do projeto deriva da junção das palavras Astronomia + Trouvelot (artista francês que se dedicou à Astronomia e ao estudo dos insetos).

SÉRIE 6º EF
Mulheres na Ciência  
No decorrer do estudo de ciências, não é comum ouvir histórias de mulheres cientistas. Podemos considerar que isso é um efeito da sociedade machista em que foi construída a ciência, seja pela falta de oportunidade para as mulheres que querem ser cientistas ou mesmo pela falta de visibilidade daquelas que conseguem atuar na ciência. Além disso, a narrativa científica é protagonizada, majoritariamente, por personagens masculinos, mesmo havendo importantes personagens femininas. Exploraremos algumas contribuições e histórias de figuras femininas escondidas pelo tempo e pelo vento.

SÉRIE 9ºEF
8. 150 anos de publicação da Tabela Periódica  
Em 6 de Março de 1869 Dmitri Ivanovic Mendeleev, um químico e professor, apresentou um artigo para a Academia Russa de Química com uma tabela que organizava os elementos químicos em grupos por semelhança de propriedades. Seu feito foi tão impactante para a Ciência que 2019 foi escolhido pela UNESCO como Ano Internacional da Tabela Periódica.

SÉRIE 1º EM
9. Semáforo com Arduino  
Maquete de educação no trânsito com semáforo feito em Arduino (placa microcontrolada) usando linguagem Scratch for Arduino (S4A).

 

postado sob EF1, evento, Ítaca, Literatura
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN

A Feira Literária do Ítaca, a Flítaca, foi um grande encontro inspirado na cultura popular e em um dos seus pesquisadores brasileiros, Mário de Andrade. Como a cultura popular conta sobre o cotidiano de alguma comunidade ou povo, nós nos pautamos em ações no dia a dia do colégio. A sua programação extrapolou, assim, o dia do evento, 22 de setembro.

As duas semanas  que antecederam foram de muito trabalho, ações que desencadearam uma série de encontros entre os grupos do EF 1. Nos espaços abertos do colégio Ítaca uma atmosfera literária se revelou: oficinas de manufaturas de barquinhos de papel, declamações de poemas, adivinhas ditas em alto e bom tom, histórias contadas, poemas e versos em peixes de papel ocuparam corredores, quadra e pátios.

A Flítaca, pouco a pouco,  ganhou corpo e voz pela produção autoral de cada grupo do EF1 e apresentou Quixotes, Medos, Sacis, Biografias, Joões e Marias; pela produção coletiva alinhavou ditos e feitos de crianças de 6 a 10 anos; peixes e barquinhos de papel representaram essa comunidade de alunos e professores em um só rio. 

Na noite de 21 de setembro, sexta-feira, o colégio promoveu uma conversa entre Vera Lamy, atriz da Companhia do Feijão, pesquisadora da obra de Mario de Andrade e Rogério Assis, fotógrafo que tem documentado de forma primorosa tribos indígenas do norte do Brasil. Por meio das narrativas desses dois convidados, famílias e educadores contemplaram um Brasil adentro: nos rios, nas comunidades ribeirinhas, na visão de Mário de Andrade, nos territórios indígenas.

Manhã de sábado, 22 de Setembro, e as famílias e amigos chegaram para compartilhar os trabalhos imaginados e arquitetados pelas suas crianças, junto à comunidade de educadores do colégio. 

O Colégio reconhece e agradece o envolvimento dos alunos, educadores, pais, mães e amigos. O espaço cuidadosamente preparado e alterado foi ocupado pelo melhor da Feira, o encontro pela palavra. 

CLIQUE ABAIXO PARA VER MAIS TRABALHOS E FOTOS
Joões e Marias - fotos da produção doa alunos do 1º ano
MEDOS!!! - trabalhos e vídeo sobre a produção do 2º ano

+13
postado sob EF1, EF2, EM, evento

No sábado, 23, aconteceu a já tradicional festa junina do Ítaca!

Uma festa feita pela equipe da escola, com participação de pais e alunos
A ideia é que a tradição junina seja mantida e, também, haja um encontro das famílias.

Quadrilhas bem ensaidas, cantadas e dançadas por alunos de todas as idades, sob a iluminação de lanternas artesanais (a grande maioria) feitas na escola deram um encanto especial  à festa.

Comidinhas, doces e bebidas típicas – nas barracas especialmente montadas para a festa – preencheram, com alegria, todo o terreno da escola. Houve também música ao vivo, com sanfoneiro e grupo, tocando as músicas tradicionais das festas de São João.

E, mantendo o princípio da solidariedade, quem foi à festa foi convidado a fazer uma doação, depositando as fichinhas que sobraram (compradas e não utilizadas nas barraquinhas de comidas e jogoa) em uma urna na saída da festa.Essas fichinhas foram reconvertidas em dinheiro e doadas aos Médicos sem Fronteiras.

Agradecemos a todas as famílias que aqui estiveram e, também, aos ex-alunos que são e serão sempre convidados.

Abraços juninos a todos!
Equipe do Ítaca

As fotos espelham o que foi essa linda festa!!!
VEJAM AS GALERIAS COMPLETAS, NOS LINKS:
Galeria 1
Galeria 2
Galeria 3

+4
+5

O 4º Vivenciando as Ciências aconteceu no dia 7 de outubro, sábado. Centrado em temas das Ciências da Natureza, o evento é um encontro bianual, composto de oficinas, palestras, conversas, exposições e demonstrações de experimentos, feitos por alunos, professores e pais do Ítaca.
São inúmeras atividades ligadas a distintas áreas e subáreas do conhecimento científico: física (acústica, resistência dos materiais, etc), biologia (microbiologia, botânica, etc), química, astronomia, oceanografia, medicina, ciências biomédicas, psicologia, educação, nutrição, etc.   

O evento foi muito divertido e dinâmico e, além da apresentação de profissionais das distintas áreas, por um dia os alunos do EF1, EF2 e EM também foram professores e pesquisadores, ocupando os espaços da escola com seus trabalhos e experimentos e explicando os diversos fenômenos científicos para os visitantes.

Além do contato com uma grande riqueza de conhecimentos, o intercâmbio com profissionais das diferentes áreas colocou os estudantes em contato com a realidade da vida profissional, ajudando a refletir sobre suas possíveis carreiras.

Veja abaixo alguns temas abordados nas palestras e atividades do evento deste ano:

APRESENTAÇÃO DE ALUNOS:

Experimentos de Física e Química
Alunos do Ensino Médio

Experimentos de Biologia
Alunos do Ensino Médio

Experimentos de Ciências
Alunos do Ensino Fundamental 2

Exposição de trabalhos do EF1
1º EF: Os nossos sentidos
2º EF: Pesquisando as plantas do Ítaca
3º EF: Terrários e aquário de plantas
4º EF: Modelos de fósseis
​5º EF: Biomas brasileiros

 

APRESENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS:

Pesquisa Científica na Antártica – Introdução Um breve histórico do continente antártico, suas peculiaridades e as pesquisas que são desenvolvidas lá, incluindo as pesquisas brasileiras.
José Roberto Machado Cunha da Silva
Prof. Dr. do Laboratório de Histofisiologia Evolutiva
Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento
Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Exercício Físico nas Doenças: Lições do Coração
Patrícia Chakur Brum
Profa. Dra. do Laboratório de Fisiologia Cel Mol. do Exercício
Escola de Educação Física e Esporte da USP

Dinâmica de Populações e Teoria do Caos
A interface entre física e biologia - particularmente ecologia. 
Prof. Fabio Stucchi Vannucchi
Físico - Docente da Unesp

Inteligência Artificial
Como a inteligência artificial está influenciando o mercado de trabalho? 
Como deverá ser o perfil profissional no futuro próximo? 
Estamos em meio a uma nova revolução industrial? 
Esta palestra não tem as respostas a todas estas perguntas, mas servirá como uma amostra do que já está acontecendo nos mercados brasileiro e global no que diz respeito à inteligência artificial e à nova economia, e como as profissões estão sendo afetadas.
Pávio Domiciano Muniz

As Ciências do Mar
As ciências do mar e a profissão do cientista do mar -  biologia marinha, ecossistemas no ambiente aquático, o aquecimento global e a acidificação dos oceanos.
Gabriela Tavares
Bacharel Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar
Mestranda em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira
Univ. Federal de SP – Campus Baixada Santista

Valorize seu Intestino: Ele Pode Ajudar a Perder Peso, Combater Alergias e Doenças Neurológicas
Caroline Marcantonio Ferreira
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas 
Laboratório Multidisciplinar em Saúde e Meio Ambiente -
Universidade Federal de São Paulo/Campus Diadema

Microscopia - "Observação do Plâncton: A vida em uma gota d'agua". Oficina com alunos dos 7º anos, orientados por Cláudia Namiki, pós-doutoranda do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo 

Você já viu uma onda sonora?
Experimento para ver ondas da frequência do som
Marcelo Nishio

Quiprocó: A Confusão Quando Não Sabemos o que Sentimos 
Sensibilizar as crianças para a identificação e compreensão dos seus sentimentos e os dos outros; trabalhar, de forma breve, a expressão de sentimentos e a resolução de problemas.
Carolina Andrade e Paula Pessoa, Psicólogas

Astronomia - observação do Sol com telescópios solares
Elysandra e Eduardo Cypriano
Astrônomos, Profs. Drs. do IAG – USP

 

A Vida das Abelhas e Muito Mais
As abelhas são de extrema importância para a polinização da grande maioria das plantas. Sendo assim, desempenham um papel fundamental na manutenção da existência da vida em nosso planeta. Existe uma grande diversidade de espécies de abelhas e na forma como se organizam socialmente, sendo, a maioria delas, solitárias. Nessa atividade apresenta-se um pouco sobre a vida das abelhas, suas sociedades e funcionamento. Será apresentado material de coleção para exemplificar a diversidade de espécies. 
Maria Cristina Arias, Profª. do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Instituto de Biociências-USP

 

DEMONSTRACÕES:

Profª. Vera Lucia Martins Oikawa

Três experimentosA água furiosa, Vulcão e Sangue de diabo ou Sangue de mentirinha

Thomaz Magalhães 
Princípios de Acústica, Aplicação do Som em Sopros, Cordas e Diferentes Tipos de Tambores

Ricardo e Fabíola Bovo Mendonça
Prof. Zoologia USP
Estande para Observação de animais – aranhas, escorpiões e outros animais

 

postado sob EF1, evento, Ítaca
+12

Dia 2 de setembro, sábado, tivemos mais uma edição da Manhã Musical.

Sob muitos aspectos, é um dos eventos mais divertidos e mais criativos da escola por um motivo simples: crianças livres mostrando habilidades artísticas.

Apresentações nos mais diferentes formatos, feitas por crianças entre 6 e 11 anos.

Declamação de poesias, contação de piadas, relatos de histórias e apresentações de ginástica, danças e músicas.

Nas músicas, crianças cantando e tocando (violão, flauta, pandeiro, teclado, violino).

Nas cantorias, da mpb ao mais radical rap.

Crianças sozinhas, crianças com pais, crianças com mães, crianças com irmãos ou irmãs, crianças com madrinhas ou tias, crianças com amigos, crianças com outras crianças.

Foram 4 horas de muita alegria e diversão.

fechar