Desenhos, filmes, animações, gravuras, esculturas e videoinstalações do artista sul-africano

A  Pinacoteca do Estado de São Paulo expõe até 10 de novembro 38 desenhos, 35 filmes e animações, 184 gravuras, 31 esculturas e duas videoinstalações do artista sul africano William Kentridge.

Com curadoria de Lilian Tone, a exposição  “William Kentridge: Fortuna”  inclui séries inéditas do artista e mostra o processo criativo pouco convencional em seu estúdio, em Johannesburgo, África do Sul. Além de um exímio desenhista e pintor, Kentridge utiliza diversas mídias e dá vida a seu trabalho através de filmes e outras animações (com luzes e sombras), com um olhar abrangente, de quem testemunhou um momento histórico da África do Sul, o fim do Apartheid (regime que segregava e limitava a participação de negros na sociedade local), combinando política com poesia.

William (nascido em 1955) trata, em mais de 3 décadas de trabalho, do totalitarismo, do colonialismo, das injustiças sociais em relação aos negros, nativos da África do Sul, trazendo sua experiência pessoal, testemunhal, mas imbuído também de aspectos etéreos, subjetivos, poéticos. Além dos filmes, usa também desenhos em carvão, esculturas, colagens, animações, performances, transformando eventos políticos em poderosas alegorias.  Fotografa, ainda, seus desenhos e anima pedaços de papel, gravando-os e movendo-os.

Kentridge já teve importantes exposições em museus como o San Francisco Museum of Modern Art (2009); Philadelphia Museum of Art (2008); Moderna Museet, Stockholm, (2007); e o Metropolitan Museum of Art, New York (2004); entre outros. Também participou de Prospect.1 New Orleans (2008); Bienal de Sydney, Austrália (1996, 2008); e Documenta de Kassel, Alemanha (1997, 2002). Ele vive e trabalha em Johannesburgo, Africa do Sul.

 

Assista ao pequeno filme (link abaixo) sobre a construção de uma animação e não deixe de ver a exposição!

http://www.youtube.com/watch?v=ja4Wk7g6sdE

 

Serviço:

Pinacoteca do Estado:
Praça da Luz, 2 – São Paulo, SP
Estação Luz do Metrô – Tel. 55 11 3324-1000

De terça a domingo, das 10h às 18h
às quintas, das 10h às 22h
Entrada R$ 3,00, grátis aos sábados e na quinta após as 18h

 

Referências:
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1198&mn=537&friendly=Exposicao-William-Kentridge-fortuna

http://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/pinacoteca-recebe-exposicao-william-kentridge-fortuna/

http://www.moma.org/visit/calendar/exhibitions/964

http://www.pbs.org/art21/artists/william-kentridge

http://www.artnet.com/artists/william-kentridge/