DIA DA MATA ATLÂNTICA

A Mata Atlântica é uma das florestas com maior biodiversidade do mundo, em números, abrigando mais de 20.000 espécies diferentes de fauna e flora. Presente em 17 dos 26 estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Piauí, ela apresenta diferentes paisagens e uma diversidade de vida que chega a mais de 22 mil espécies de animais e plantas.

É também na Mata Atlântica que vive 72% da população brasileira, e isso só é possível porque ela fornece água, permitindo atividades fundamentais para a economia, como a agricultura, a pesca, a produção de energia e o lazer. Além de ser um dos biomas mais ricos do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.

Originalmente, esse bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km², em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país; no entanto, hoje, apesar da grande importância econômica e ecológica, é o mais degradado do Brasil, restando apenas 12,4% (*) de sua floresta e seus ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste), sendo que a maior parte é fragmentada e desconectada.

Dados da ONG SOS Mata Atlântica, obtidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam que só no RS existem 976.959 hectares de florestas da Mata Atlântica, o que corresponde a praticamente 905 mil campos de futebol. Isso representa pouco mais de 7% dos mais de 13 milhões de hectares que existiam originalmente.

ORIGEM DA DATA
O Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, foi estabelecido em um decreto presidencial de 1999, remontando à colonização do Brasil pelos portugueses. Foi neste dia, no ano de 1560 que, sensibilizado com a extraordinária biodiversidade da Mata Atlântica, o Padre José Anchieta escreveu a Carta de São Vicente (se tiver, seria legal dar acesso a essa carta, em link ou algo assim, Pode até ter imagem), primeiro registro histórico sobre o bioma. Na Carta, endereçada ao Padre Geral de São Vicente, o Padre Anchieta descreveu a fauna, a flora e os moradores das “florestas tropicais”, como chamou a Mata Atlântica na época. Hoje, além da memória de nossa história, pode representar um dia de alerta, de lembrar a importância dessa conservação. E que esse alerta e esse dia permaneçam-na vida e na consciência de todos os brasileiros!

É importante que se defenda a sobrevivência da Mata Atlântica pela sua importância ecológica, econômica e social: pela preservação das espécies, proteção dos recursos hidrícos, do clima, e das atividades dos seus habitantes.

O Ítaca desenvolve, junto aos alunos, vários estudos sobre os biomas brasileiros, dentre os quais a Mata. E, em diversas turmas, ela é sempre protagonista de estudos do meio, viagens a campo. Entre outras ações, especialmente as governamentais, acreditamos ser esse conhecimento e consequente conscientização o caminho para a sua preservação.

A MATA ATLÂNTICA É AQUI

Existe Mata Atlântica na sua cidade? Você pode descobrir de forma rápida e interativa no site www.aquitemmata.org.br. Basta informar o nome do município e a ferramenta realiza uma busca e retorna com dados e infográficos sobre as áreas de florestas, mangues, restingas e bacias hidrográficas associados à Mata Atlântica na região.

(*) Fonte: Atlas da Mata Atlântica 2019, elaborado pela SOS Mata Atlântica, em parceria com o Inpe.

REFERÊNCIAS:
https://www.icmbio.gov.br/portal/
http://www.reynaldovelloso.com.br/blog-post/dia-da-mata-atlantica/
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/05/27/desmatamento-na-mata-atlantica-cresceu-27percent-entre-2018-e-2019-aponta-relatorio.ghtml
https://www.wwf.org.br/informacoes/?uNewsID=76362
http://cienciaviva.org.br/index.php/evento/dia-nacional-da-mata-atlantica/
http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16372