É Ítaca o nosso lugar

Acima: fotos da festa de 25 anos, dia 14 de março de 2015

 

Chegar aos 25 anos é uma responsabilidade e tanto. Como um jovem que há pouco saiu da adolescência, atingir a fase adulta de vida e já vivido ter ¼ de século nos dá, primeiro, uma sensação de sucesso por alcançar uma marca muito desejada, mas também nos traz a lembrança de que o caminho até aqui foi longo e cheio de peripécias.

Peripécias. Caminho. Tempo. Três palavras muito citadas em sala de aula nesses dois primeiros meses letivos de 2015.

No ano em que o Ítaca completa seu primeiro quarto de século, decidimos contar a nossos alunos a epopeia de Ulisses (ou Odisseu) para voltar a sua terra. O projeto, contudo, previa que essa narrativa não fosse entendida apenas como um mito grego, mas um enredo real, e que os personagens míticos se assemelhassem àqueles que fizeram parte da odisseia que foi construir a história da nossa escola.

Ulisses, ou Odisseu, é o protagonista da Odisseia, poema épico de Homero. Ele é o herói que teve de sair de sua pátria, Ítaca, onde era o rei poderoso, para guerrear em Troia, vencendo muitos troianos com uma ideia genial disfarçada de cavalo (mas essa é outra história!). Quando sua luta acabou, Odisseu pouco imaginava que sua epopeia estava apenas começando: ao ferir o ciclope e atiçar a fúria de Posseidon, teve a jornada de volta triplicada, e a ideia de retornar a Ítaca ficou cada vez mais distante.

Durante os dois primeiros meses de aula, os professores percorreram essa odisseia com nossos alunos e, mais do que isso, uniram-se na missão de fazê-los perceber que outra odisseia foi vivida há 25 anos. Tivemos heróis desbravadores, passamos por inúmeras peripécias, representadas pelos desafios vividos pelo caminho e, principalmente, vivemos, como Odisseu, uma utopia, a de fundar e estruturar o Ítaca (desta vez, o Colégio…).

No dia 12 de março, comemoramos a chegada de nossos odisseus a esta moderna ilha de Ítaca, e contemplamos, em um painel expositivo de fotografias criado pelos alunos do 6º ano, os heróis do dia a dia da escola: fundadoras, professores, funcionários administrativos, da limpeza, da segurança, da manutenção, o pessoal da cantina, enfim, todos os que enfrentam diariamente circes, polifemos e sereias, para que outros 25 anos possam vir, com a mesma leveza, alegria e compromisso vividos nestes primeiros que passaram.

Celebramos, no sábado, dia 14 de março, em alto estilo, com apresentações de blues e chorinho, show de mágica e exposições de trabalhos sobre o tema, com encontros e reencontros de alunos, pais e ex-alunos, mas especialmente, com a certeza de que, como o samba-enredo criado pelo 5º ano para o carnaval do colégio já disse: é Ítaca o nosso lugar.

 

Texto de Yanaí Mendes, professora de Cinema e Informática do Ítaca