EX-ALUNOS DO ÍTACA NA CAMPANHA CONTRA A COVID-19

Meu nome é Flávia Marques Ferrari, sou ex-aluna do Ítaca (turma de 2002) e estudei da 1º série ao 3º ano do Médio, ou seja, o ciclo inteiro.
Hoje sou bióloga e professora e autora de ciências. Além da profissão, sempre senti que era papel importante a divulgação de ciências e, há muito, atuo nos bastidores dessa área, ou ajudando amigos divulgadores ou organizando coisas com eles. Há dois anos, por exemplo, organizei o Conhecer Eleições, que contou com cientistas entrevistando presidenciáveis.
Durante a pandemia, me juntei a um grupo de cientistas chamado Observatório Covid-19 BR. A ideia do grupo é juntar especialistas de diferentes áreas, para fazer análises da pandemia. Atuo nas redes sociais do grupo, ajudando na divulgação dessas análises.
Em dezembro, o grupo se juntou a outros divulgadores e fundou o movimento #TodosPelasVacinas, que visa a mobilizar as pessoas para o tema. Construímos um portal www.todospelasvacinas.info e fomos agregando apoios e materiais, visando a esclarecer questões, como notícias falsas, e sensibilizar a população para o assunto da vacinação.
A última ação do movimento juntou ainda outro ex-aluno do Ítaca, André Lorenz Michiles, cineasta. Juntamos escolas de samba e pintamos um gigante #TodosPelasVacinas, no sambódromo. Criamos essa peça (filmada e dirigida pelo André), que ganhou repercussão internacional sendo tuitada até pela ONU.
Para ver esse filme, no tweet da ONU, clique aqui. Ou então, no Youtube, aqui.