MACHADO DE ASSIS PARA ADOLESCENTES

Podemos nos arriscar a dizer que Machado de Assis já “faz parte” da Isabel, aluna do 9º ano, que se apaixonou pelo autor e leu todos os seus principais romances. Seu estilo único, sua ironia fina, seus temas universais estão nos apontamentos realizados pela aluna nesta resenha crítica em forma de vídeo, que ela fez para as aulas de Língua Portuguesa. De um modo espontâneo, Isabel se apropria de um dos recursos machadianos, a interação entre narrador e leitor, e dialoga com seu público, apresentando um pouco do nosso grande escritor.

Em outros momentos, ela também se encontrou com o universo desse grande autor: apresentou um projeto de pesquisa, apontando Machado de Assis e o realismo no Brasil nas aulas de Linguagem e Expressão, e uma análise comparativa, estudando a intertextualidade entre  as obras Dom Casmurro e A Cartomante, de Machado, e Otelo, de Shakespeare, nas aulas de Literatura.

E assim, com o encantamento de Isabel pelo nosso Machado, fica claro que o Bruxo do Cosme Velho é atemporal, atual, e todos podem lê-lo. É só começar!