Mais uma Virada Cultural!

“A Virada é um evento democrático de convivência e ocupação da cidade, que convida a população a se apropriar de espaços públicos por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares”, afirma Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura.

A Virada Cultural de São Paulo, que chega a sua 11ª edição nos dias 20 e 21 de junho, é um dos maiores eventos culturais do mundo. Refletindo o espírito da “cidade que nunca dorme”, a Virada oferece, durante 24 horas, atrações gratuitas nos mais variados gêneros artísticos. O evento tem início às 18 h do sábado (20), com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, e segue até às 18 h do domingo (21), com encerramento de Caetano Veloso, fazendo um bis de sua performance do show/ disco Abraçaço.

A Virada deste ano acontece em várias regiões de São Paulo, descentralizando-se a sua programação, para que esteja ao alcance do maior número de pessoas. Bairros como Campo Limpo, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Jaraguá, Santana, Belém, Pinheiros, Interlagos e Pompeia, receberão música, saraus, afoxés e apresentações nos equipamentos da Secretaria de Cultura.

Ampliando o leque de linguagens artísticas, a curadoria da Virada incluiu representantes de outras áreas da Cultura, como Alex Atala em Gastronomia; Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano Mário de Andrade, em música erudita; Thomas Haferlach, criador do coletivo Voodoohop, na consultoria das festas de rua, e Henrique Rubin, que atua na Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP, promovendo todos os anos diversas atrações da Virada.

A abertura oficial do evento será no palco na Praça da República, com apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze, no “Arraial da Inezita Barroso”, que homenageia a cantora, compositora e pesquisadora cultural popular que faleceu em março deste ano.
Na praça também poderão ser encontradas diversas opções de comidas típicas das festas juninas.

Mais atrações
Os 50 anos da Jovem Guarda serão homenageados em palco montado na Av. São João. Durante 24h, integrantes do movimento, como Jerry Adriani, Leno e Lilian, Golden Boys, Paulo Cesar Barros, Martinha, Vanusa, Wanderléa e Erasmo Carlos cantarão seus maiores sucessos.

Haverá também programação para as crianças: a “Viradinha”, no entorno da Praça Rotary, reunirá atividades para toda a família, como oficinas, horta, grafite e músicas e sensações para bebês; shows de grupos como Palavra Cantada, Grupo Tri e Trupe Pé de História; espaço de dança e bate-papo para mães; feira gastronômica de alimentação saudável e diversas brincadeiras.

Há também muito mais atrações de música erudita e popular, além de peças musicais, atividades circenses, oficinas, espetáculos, jogos e competições.

Gastronomia
Nesta edição da Virada Cultural, a Gastronomia ganhou espaço: o “Galinhódromo” da Praça Roosevelt, onde restaurantes apresentam suas receitas de galinhada; os “bike foods” da região da Luz, que ocuparão as ruas com comidas brasileiras, peruana, japonesa, vegetariana, cachorro-quente, paletas mexicanas, bolos e waffles, entre outras. O Largo São Francisco abrigará a feira gastronômica, uma das principais responsáveis pela popularização da comida de rua na cidade.

Para as crianças, haverá comidinhas saudáveis na região da “Viradinha”, além da Feira Gastronômica da Magali, no Pátio do Colégio, homenageando os 50 anos da personagem, comemorados neste ano.

Veja a programação completa da Virada:
http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2015/programacao/

Referências
http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2015/
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/metro-e-trens-da-cptm-vao-operar-durante-toda-virada-cultural-em-sp.html