O 6º ANO E A SABEDORIA DO POVO MUNDURUKU

Durante o curso de Estudos Étnicos, os alunos  e as alunas do 6°ano do Ítaca abrem os corações, para ler contos sagrados indígenas que o escritor e ativista Daniel Munduruku organizou no livro “Vozes Ancestrais”. Cada conto abre uma oportunidade para conhecerem um povo indígena do Brasil e mergulharem em um modo de ver a vida e o mundo completamente diferente do nosso.

Em 2021, os/as estudantes elaboraram um diário virtual de leitura da obra de Munduruku, usando a plataforma BookCreator, e se envolveram na confecção de seus diários virtuais, elaborando capa, sumário, ilustrações, textos de apresentação dos povos, sínteses e comentários sobre cada conto lido.

No nosso estudo de meio virtual pela Bacia do Rio Tapajós, o 6°ano do Ítaca conheceu Daniel Munduruku e teve uma conversa com ele sobre as vidas, as culturas e as lutas dos povos indígenas do Brasil, o que enriqueceu ainda mais a leitura de sua obra.

Essa atividade alonga e aprofunda a relação dos/das estudantes com os contos e povos indígenas que o autor nos apresenta em seu precioso livro. Ao desenhar, perfilar e comentar cada conto, cria-se um vínculo entre as histórias e esses e essas estudantes. Assim, as sabedorias do mundo indígena brasileiro se fazem mais presentes no olhar atento de jovens que passam a trazer a cosmovisão indígena para alguns assuntos e projetos da escola.

Além disso, tal projeto cria também muitos livros virtuais bonitos e criativos que valem a pena ser lidos e relidos. Veja aqui uma amostra do que nossos e nossas estudantes criaram nesse projeto.