PÁSCOA, PESSACH E RAMADÃ EM 2020

Diante de uma Praça São Pedro completamente vazia, na sexta-feira, 27 de março, o Papa Francisco realizou uma oração especial pelo fim da pandemia do novo coronavírus. O evento foi difundido mundialmente por meio dos meios de comunicação, marcando um momento de isolamento físico e reflexão sobre toda a humanidade, sem distinção social, cultural, religiosa ou de gênero.

A  Covid-19 (provocada pelo SARS – CoV-19)  mudou, além do cotidiano das pessoas, muitas práticas e tradições  religiosas que também tiveram, naturalmente, que se adaptar às limitações para conter a propagação da doença.

Nesta época, especialmente, ritos de Páscoa, Pessach e Ramadã —respeitados e celebrados por cristãos, judeus e muçulmanos, entre outros —  precisaram ser suspensos ou flexibilizados, recorrendo-se, inclusive, a recursos tecnológicos para a realização a distância de cultos e encontros familiares de celebração, como, por exemplo, o Zoom, Skype, Meet ou Hangout – todos permitem reuniões on-line, com imagem e voz dos participantes.

Outro exemplo das alterações necessárias foi a reformulação dos serviços da Semana Santa – parte dos rituais cristãos – sem presença de peregrinos em Roma ou Jerusalém.

O Seder – jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel – este ano abril o Pessach em 8 de abril, em grupos de familiares que habitam a mesma casa, alguns conectando-se por aplicativos com outros membros da família.

No dia 23 será a vez de os muçulmanos iniciarem o Ramadã, mês de reflexão e oração. A pandemia fechou mesquitas e certamente vai impor a quebra do jejum sem reuniões de famílias e amigos.

Os cristãos

Ritos cristãos nos dias que antecedem a Páscoa, data que marca a Ressurreição de Cristo, também serão adaptados. A Via-Sacra, procissão da Sexta-Feira Santa, que ocorre habitualmente nos arredores do Coliseu, em Roma, acontecerá este ano na Praça de São Pedro sem fiéis. Assim também a Urbi et Orbi, bênção concedida pelo Papa no domingo de Páscoa.

O Vaticano emitiu ainda diretrizes para que párocos e bispos em regiões sob quarentena adiem liturgias que podem ser postergadas e celebrem missas sem que os fiéis estejam fisicamente presentes. Os sacerdotes deverão informar o horário das celebrações para que as pessoas possam se unir em oração de suas casas. Transmissões ao vivo pela televisão e pela internet também serão adotadas por diversas dioceses que fecharam temporariamente suas portas.

Em Israel, as procissões foram canceladas na Terra Santa, e as missas deverão acontecer a portas fechadas, e transmitidas aos fiéis.

Os judeus

Em Israel, todos os judeus comemoraram o Pessach em casa, para evitar a propagação da doença. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu determinou o bloqueio geral no país até sábado às 19h. Quem sair, será parado pela polícia.

A proibição visa a evitar aglomerações em sinagogas e jantares de família, a imagem mais simbólica desta festa. O governo enfrenta a resistência nas comunidades de ultraortodoxos, nas quais a incidência da doença é maior, por desafiarem o isolamento social.

O uso de ferramentas tecnológicas para tais datas – como o Pessach, que começou em 8 de abril, indo até o dia 16 –  gera reação de alguns religiosos porque, durante os dois primeiros e os dois últimos dias da Páscoa judaica, que marca a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, muitos judeus ortodoxos não usam eletricidade. Além disso, há restrições alimentares que também são dificultadas neste momento em que as escolhas são mais limitadas.

Apesar de o rabino-chefe de Israel se opor a essa opção, diversos rabinos seculares aderiram à transmissão de jantares via ferramentas de videoconferência.

Os muçulmanos

Marcando um tempo de renovação da fé, da prática da caridade, de vivência da fraternidade e dos valores da vida familiar, no Ramadã,  que em 2020 vai acontecer entre 23 de abril e 24 de maio –  o jejum é observado durante todo o mês, da alvorada ao pôr-do-sol. Esse mês normalmente marca a frequência mais assídua à mesquita, para reverenciar Alá, uma vez que além das cinco orações diárias (salá), durante esse mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh , que é a oração noturna.

Na terça-feira, 7/4, o Egito tornou-se o primeiro país árabe a anunciar a suspensão de todas as atividades coletivas para o mês sagrado. As mesquitas do país deverão ficar fechadas até que não sejam confirmados mais casos do novo coronavírus no país, e as tradicionais refeições comunitárias serão suspensas durante o mês. O I’tikaf, quando muitos muçulmanos passam os últimos 10 dias do Ramadã em contemplação nas mesquitas, também não acontecerá

Da mesma forma, a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém antiga – o terceiro local mais sagrado para os muçulmanos –, fechou o local para os fiéis, seguindo as orientações de Israe, e ainda não se sabe se a abrirá perto do começo do Ramadã.

Na Cisjordânia, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, todas as mesquitas e igrejas estão fechadas, assim como na Faixa de Gaza.

A renovação coletiva

“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.”
Estamos todos no mesmo barco, disse o Papa, durante a “Oração pela Humanidade”, em 27/03,

Por um lado, todos nos sentimos como descreve o Papa; por outro, essa é época de celebrações que representam sacrifício e renovação nessas três religiões. A pandemia certamente reforça este significado, para muito além delas, para toda a humanidade.

Veja também, notícias sobre essas festividades, em nosso site
https://itaca.com.br/noticias/post/pascoa-coelhos-ovosde-onde-vem-tudo-isso
https://itaca.com.br/noticias/post/pessach-e-pascoa-qual-a-diferenca
https://itaca.com.br/noticias/post/pessach-pascoa-
https://itaca.com.br/noticias/post/pascoa-pessach

Guia produzido pelo Governo do Estado de SP:
Guia da quarentena

Referências:
https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2020/04/08/pessach-pascoa-e-ramada-mediante-o-isolamento.ghtml
https://www.france24.com/en/20200409-judaism-religion-passover-pesah-paque-juive-benjamin-netanyahu-israel
https://www.france24.com/en/20200409-focus-passover-easter-ramadan-worship-in-a-time-of-lockdown
https://www.washingtonpost.com/religion/2020/04/03/easter-passover-ramadan-religious-coronavirus-closures/
http://www.rfi.fr/br/mundo/20200331-páscoa-e-outras-celebrações-religiosas-serão-limitadas-na-terra-santa-por-causa-do-coronav%C3%ADrus
https://oglobo.globo.com/mundo/rituais-de-pascoa-pessach-ramada-se-adaptam-covid-19-1-24361745
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-coronavirus-bencao-urbi-et-orbi.html
https://gulfnews.com/uae/covid-19-ramadan-eid-dates-in-2020-1.1586521127223
https://cidadeverde.com/coronavirus/104959/papa-faz-oracao-pelo-fim-da-pandemia-de-coronavirus-em-praca-sao-pedro-vazia
https://noticias.r7.com/internacional/por-pandemia-egito-suspende-atividades-publicas-para-o-ramada-07042020
https://piaui.folha.uol.com.br/pao-azimo-e-um-computador/