.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob ciências, Ítaca

 Será neste sábado, dia 26 de outubro, das 9h30 às 13h.

O Vivenciando as Ciências é um encontro composto de oficinas, palestras, painéis, exposições e demonstrações de experimentos feito por pais, professores e alunos do Ítaca, centrado nos temas das Ciências da Natureza e das Ciências da Mente.

Serão inúmeras atividades, algumas livres e abertas à participação de todos, porém outras necessitarão de inscrições (uma vez que terão um número limitado de participantes).

Programação das palestras, oficinas e demonstrações que necessitam de inscrições:

9h30
(P1) Palestra – Orientação profissional (pais e mães de adolescentes) – 1h00 – 25 pessoas

(O1) Oficina – A história de cada um (10 crianças EF1 acompanhas de pai ou mãe) – 1h00 – 20 pessoas

(O2) Oficina – Gastando energia brincando (4º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas

(O3) Oficina – Montagem de DNA (7º ano em diante) – 1h00 – 20 pessoas

(O4) Oficina – Astronomia (alunos de 1º a 3º EF) – 1h00 – 15 pessoas

 

10h
(O5) Oficina – Contação de histórias com objetos (livre) – 1h00 – 20 pessoas

(O6) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O7) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O8) Oficina – Composteira, minhocário e tambores (livre) – 50 minutos – 20 pessoas

(DE1) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

10h30
(P2) Palestra – Radiofármacos (EM/adultos) – 1h00 – 25 pessoas

(O9) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O10) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O11) Oficina – Os tentilhões de Galápagos (6º ano em diante) – 5 pessoas a cada 30 minutos

(DE2) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

11h
(O12) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O13) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O14) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas

(O15) Oficina – Você tem fome de quê? (8º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas

(O16) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas

(O17) Oficina – Astronomia (alunos de 4º a 6º EF) – 1h00 – 15 pessoas

 

 

11h30
(O18) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O19) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(P3) Palestra – Ritmos naturais do nosso organismo (8º ano em diante) – 1h30 – 25 pessoas

(O20) Oficina – Abastecimento hídrico na cidade de SP (9º ano em diante) – 1h30 – 24 pessoas

(DE3) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

12h00
(O21) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas

(O22) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas

(DE4) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) 30 minutos – 20 pessoas

 

BREVE APRESENTAÇÃO DE CADA UMA DAS ATIVIDADES (PALESTRAS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÃO DE EXPERIMENTO)

 

Palestras

P1
- Orientação profissional (Arthur Hoverter Facchini)
Uma conversa sobre orientação profissional com o foco nos pais e não nos filhos.

P2
- Radiofármacos
(Regina Célia Gorni Carneiro)
Os radiofármacos são medicamentos utilizados no diagnóstico e terapia de várias doenças. O IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) é responsável por 90% da demanda de radiofármacos do Brasil.

P3
- Ritmos naturais do nosso organismo
(Fernanda Amaral)
Os ritmos naturais do corpo e sua influência em nossas vidas. A importância do nosso relógio interno e as medidas simples que podem levar A reorganização das atividades diárias.

 

Oficinas

 

O1
- A história de cada um
(Ramona Barreto)
Porque contamos nossas histórias para o psicólogo.

O2
- Gastando energia brincando
(Cláudia Forjaz e Patricia Chakur Brun)
Demonstrar às crianças, adolescentes e seus pais como as brincadeiras podem contribuir ou não para o consumo de calorias das crianças.

O3
- Montagem de DNA
(Lucia Bonn e alunos do 2º ano EM)

O4/O17
- Astronomia
(Cláudia Mendes de Oliveira)
Para os alunos de 1º a 3º EF, brevíssima história da astronomia, desenhando constelações e possibilitando um olhar para objetos distantes usando a luneta.

Para os alunos do 4º a 6º EF, observação do sistema solar através de um sistema montado em escala.

O5
- Contação de histórias com objetos
(Pedro Paulino dos Santos)
A contação de histórias permite que a criança se aproprie de sua própria história de uma forma lúdica e também que reflita sobre o seu papel na vida, através das narrações.

O6/O9/O12/O18
- Confecção de animais marinhos com materiais recicláveis - 
(FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)

O7/O10/O13/O19
- Gincana, o que é, o que é?
(FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)

O8
- Composteira, minhocário e tambores
(César Pegoraro)
A atividade vai discutir o consumo, os resíduos e as soluções locais para os desafios do lixo.

O11
- Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram
(Maria Cristina Arias)
Simular o que ocorre na natureza em relação à disponibilidade de recursos alimentares e às características morfológicas que possibilitam a utilização destes recursos. Possibilitar a compreensão de que o ambiente determina as direções da seleção.

O14/O21
- Orientação profissional para alunos do 1º e 2º ano do EM
(Arthur Hoverter Facchini)
Atividade interativa com adolescentes em fase de escolha de carreira/profissão.

O15
- “Você tem fome de quê?” – As drogas na contemporaneidade
(Ramona Barreto)
Problematizar o uso nocivo de substância psicoativa na atualidade, discutindo aspectos da cultura como incentivador desse uso (exemplos: individualismo, valorização dos objetos, valorização do corpo, entre outros).

O16/O22
- Filho de scoiso, scoisinho é? – Introdução à genética clássica
(Luis Netto e Lucia Bonn)
Introduzir noções básicas de genética, colocar os participantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que diferentes “receitas” de informação genética sejam relacionadas com a aparência do organismo.

O20
- Abastecimento hídrico na cidade de São Paulo – Um enfoque socioambiental
(Maria Lucia Bellenzani)
A proteção e regulamentação dos mananciais destinados ao abastecimento de água potável da metrópole.

 

Demonstração de Experimento

DE1/DE2/DE3/DE4
- A síntese do nylon 66
(Rosamaria Wu Chia e Jonas Grube)

 

 

fechar