Quando o desperdício vira boa comida!

Dois colegas, Dorival Neto e Felipe Nava, tiveram uma grande ideia: aproveitar a tendência dos Food Trucks e criar um caminhão que arrecada sobras de alimentos e com elas criam-se novos pratos, para serem distribuídos aos moradores de rua.  A agência de publicidade Africa Rio, em parceria com a ONG brasileira Make Them Smile e a Truckvan(empresa que adapta caminhões) desenvolveu o projeto, que se chama Feed Truck.

Durante um mês, foram recolhidos alimentos que seriam jogados fora e chefs voluntários prepararam refeições dentro do próprio food truck. As “quentinhas” foram entregues nas ruas do Rio de Janeiro (Copacabana e Centro) e aproximadamente 2 mil refeições já foram distribuídas com mais de uma tonelada de sobras de alimentos.

Os número são alarmantes: segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados por dia no Brasil.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), alerta para o fato de que o desperdício de alimentos causa diversos impactos ambientais, pois para produzir frutas e legumes é necessário usar muita água e terra, que, ao longo do processo de produção e preparo, emitem toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera, impactando diretamente no clima.

É necessário trabalhar para que iniciativas como essa (que teve um piloto de 1 mês no Rio) sejam replicadas e multiplicadas!

referências:

http://www.hypeness.com.br/2015/04/food-truck-transforma-alimentos-que-iriam-pro-lixo-em-refeicoes-pra-quem-precisa/
http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6667
https://razoesparaacreditar.com/empreender/nesse-food-truck-eles-pegam-alimentos-que-iriam-para-o-lixo-e-transformam-em-refeicoes-para-moradores-de-rua/
http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2015/04/food-truck-diferente-alimenta-moradores-de-rua-com-pratos-elaborados-por-chefs.html