UM MAPA EXTRAGRANDE DE MAIS DE 400 ANOS

Em novembro de 2017, saiu a notícia de que o expert em cartografia David Rumsey, juntamente com seu sobrinho, recolheu pela primeira vez todas as partes de um dos maiores mapas mundiais de todos os tempos, que passaram a fazer parte da David Rumsey Map Collection na Stanford University.***

Por mais de 400 anos, o mapa colorido de Urbano Monte, criado em 1587, estava dividido em 60 folhas individuais, guardadas dentro de um atlas, já pertencente à coleção David Rumsey.  Montado, mede aproximadamente 3 metros de largura.

Ele nos mostra a importância dos mapas históricos como fonte primária de pesquisa: a representação do mundo revela as ideias científicas de seu tempo e os desenhos artísticos que decoram o mapa exemplificam o alto nível de representação visual daquele momento.

Urbano Monte também explorou a fauna, flora e até arquitetura de cada lugar: camelos e leões na África Central e pássaros exóticos na América do Sul são exemplos disso. Além disso, aparecem criaturas fantásticas que já existiam em mapas antigos: centauros, sereias e o deus Triton.

Ciência, arte e história da época em um único documento.

Em 2017, as 60 folhas desenhadas por Urbano e remontadas por um grupo de especialistas nesse mapa extragrande, foram expostas no campus da Universidade de Stanford. Pode-se acessar facilmente a versão digitalizada do documento, bem como ver as 60 páginas separadasgirar o mapa em torno do próprio eixo e até vê-lo em forma de globo.

*** Vale lembrar, aqui, que antes dele, em 1569, foi criado o mapa de Mercator: famoso por ter a Groenlândia aumentada, assim mesmo ainda é uma das projeções mais utilizadas em todo o mundo, inclusive pelo Google Maps. Essa projeção, elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594), foi a primeira projeção cartográfica cilíndrica que abordou todo o mapa terrestre. Veja: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-mercator.htm

Acesse os links!

Referências:
https://www.davidrumsey.com/blog/2017/11/26/largest-early-world-map-monte-s-10-ft-planisphere-of-1587
https://mymodernmet.com/urbano-monte-old-world-map/
http://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/mapa-mundi-de-1587-por-urbano-monte
https://super.abril.com.br/historia/mapa-mundi-de-500-anos-e-3-metros-e-montado-pela-1a-vez/

Mapa de mercator:

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-mercator.htm