um novo parque, aqui do lado

No dia 17/08, foi anunciada a criação de um parque, no terreno onde atualmente funciona a Chácara do Jockey, vizinha ao Colégio Ítaca, na Vila Sônia. A área é muito significativa e, só para comparar, supera as dimensões do parque da Aclimação:  são 151 mil metros quadrados, com um lago, baias de cavalos dasativadas e jardins. Na década de 1970, quando o turfe estava em seu auge, o local serviu de apoio a treinos de cavalos e jóqueis. Atualmente abriga uma escolinha de futebol, projeto social (criado em 2005) que será mantido, segundo o prefeito, mesmo com a criação do parque.

Entre 2008 e 2009, o Jockey Clube chegou a fazer, na Prefeitura, pedido de aprovação de um empreendimento imobiliário no local, mas o projeto não era desejado pelos moradores locais e acabou não indo adiante: a municipalidade já vinha sendo pressionada desde a última gestão por um movimento dos moradores da região, com abaixo-assinados, página no Facebook etc., para que esse parque existisse. Sua criação, finalmente, se dará por meio de um acordo entre o Jockey e a Prefeitura de São Paulo, uma vez que o Clube tem uma dívida muito grande de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ainda deve à Receita Federal. O valor será abatido com a desapropriação.

Aguarda-se que a Justiça estabeleça o valor da desapropriação e o plano é abrir o local para a população até o final do ano.

Referências:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/07/chacara-do-jockey-vai-virar-parque-em-sao-paulo.html
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1487116-terreno-da-chacara-do-jockey-vai-abrigar-novo-parque-municipal-em-sp.shtml