VIVA SÃO PAULO, 467 ANOS!!!

A celebração tradicional do aniversário de São Paulo não acontecerá este ano, devido à pandemia, mas muitos eventos serão adaptados para a versão virtual.

O tradicional Bolo do Bexiga — que sempre media aproximadamente um quarteirão e cujos pedaços eram disputados  por uma multidão —­ vai ter também uma versão virtual: um projeto no bairro coletou 467 vídeos curtos de pessoas com bolos ou outros doces em mãos, em suas casas, dando parabéns à cidade.
A ideia é que haja o bolo e ele siga sendo comunitário, mas virtual. Cada um come o seu, em casa”, afirma a jornalista Nádia Garcia.
O filme, com as mensagens enviadas por pessoas de qualquer lugar do Brasil, serão publicados no site.

 

Os MUSEUS, CASAS DE CULTURA e outros grupos que produzem cultura também terão programação especial.
Veja algumas abaixo:

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) vai ao ar nas redes sociais, no dia 25 de janeiro, às 18h. O bailarinos dançam trecho de Odisseia, da coreógrafa Joëlle Bouvier, em frente do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com trilha sonora original de André Mehmari e direção de vídeo de Alexandre Cruz, Inês Bogéa e Luciano Cury. Mais informações no site: http://spcd.com.br.

Pinacoteca de São Paulo tem a PinaCanção, evento dedicado às crianças – uma história cantada entre pinturas, criada por Hélio Ziskind. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, dura 40 minutos e está disponível no site: https://pinacoteca.org.br/pinacancao/.

Museu da Casa Brasileira irá promover no dia 25 de janeiro, às 10h, uma oficina de desenho on-line, pela plataforma Zoom, em homenagem ao aniversário da cidade. A intenção é compartilhar imagens, ideias, lembranças, afetos e desejos que giram em torno do imaginário paulistano. Mais informações no site: https://mcb.org.br/pt/ .

Na Pinacoteca, o público pode visitar o acervo do espaço, virtualmente: https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/
Veja também a visita guiada da exposição dos Gêmeos, pelos mesmos: https://youtu.be/_fRTGMnZ3xk

Para celebrar o aniversário da cidade, o MIS-SP lançará no próprio dia 25 de janeiro um selo especial de John Lennon, em parceria com os Correios, que parte de uma imagem cedida pelo fotógrafo Bob Gruen.
Confira as exposições virtuais do MIS: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

Casa das Rosas terá a atividade “De perdizes às galáxias – O cosmopolitismo de Haroldo de Campos”, na própria segunda-feira, 25 de janeiro, pelo Zoom.
O evento acontecerá das 19h às 21h e a  inscrição pode ser feita neste link, até o dia do evento.

Casa Guilherme de Almeida terá exibição do filme “Afro-Sampas”, acerca da presença africana na música brasileira e na capital paulista. Sábado, 23 de janeiro, pelo Zoom, às 15h. Informações e inscrições:  link, até o dia 22 de janeiro.

Casa Mário de Andrade terá aula-show “Água do meu Tietê, onde me queres levar?” , no sábado, 23 de janeiro, pelo Google Meet, das 16h30 às 18h30. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia do evento.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha vai promover o sarau “Palavras de afetos: músicas e poesias de amor a São Paulo” – apresentação da cantora Luana Bayô, das poetas Mayana Vieira, Midria da Silva e do poeta Igor Chico.
O evento será no domingo, dia 24 de janeiro, das 19h às 20h, pelo Youtube das Fábricas de Cultura (link).

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano promoverá uma programação com atrações artísticas, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro, entre outros, na segunda-feira, 25 de janeiro, das 10h30 às 16h30
Basta acessar a página do Facebook.

Um feliz aniversário, São Paulo!

#culturaemcasa #culturasp