.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2019, EF2, meio ambiente
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN
+15

Projeto Mata Atlântica

É um trabalho que firma, desde 2018, uma parceria entre o Zoológico de São Bernardo do Campo e o Colégio Ítaca. O Zoo SBC fica dentro do Parque Natural Municipal Estoril e mantém cerca de 250 animais de 60 espécies diferentes, todos provenientes da Mata Atlântica, muitos dos quais foram encontrados machucados ou apreendidos quando pessoas tentavam vendê-los de forma ilegal. Aqui no Ítaca, o projeto é feito com os alunos do 7º ano, e envolve as disciplinas de Linguagens Audiovisuais, Artes e Ciências. Dele nascem duas ações: uma série de minidocs sobre vários assuntos, como a estrutura do Zoo e os principais motivos pelos quais os animais chegam ali, e  ilustrações científicas mostrando detalhes e informações acerca dos animais.

Em breve, publicaremos os vídeos.

postado sob 2019, EF2, estudo do meio
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN
+23

Hoje importante corredor industrial e de transporte entre as duas maiores cidades brasileiras, no Sudeste, o Vale do Paraíba foi a primeira região a ter o café como motor do desenvolvimento. Trata-se de uma região complexa, onde a arquitetura, as artes e uma rica história colonial contrastam com a moderna indústria. A produção de aço em Volta Redonda, indústrias mecânicas, aeroespaciais, eletrônicas e alimentícias aproveitam a facilidade da Via Dutra e a disponibilidade de energia elétrica para receber insumos e distribuir seus produtos, não só para o Rio de Janeiro e São Paulo, mas também para o Brasil e o mundo.

Inserir o aluno nesse ambiente permite lhe oferecer uma perspectiva histórica e estabelece pontes que lhe possibilitam interpretar e compreender melhor a realidade da região e sua influência na história, na política e na economia brasileira.

A segunda parte da viagem de quatro dias, com nossas turmas de 9º EF2,  ainda na região do Vale, foi para Ilha Grande, a maior ilha de Angra dos Reis, paraíso para quem busca grandes experiências em um ambiente natural ou simplesmente para quem quer apenas curtir belas praias. Um terço de seu território foi transformado em Parque Estadual, em 1971. Seus 192 km² abrigam 106 praias, cachoeiras, rios e lagoas, montanhas e picos. O local escolhido para hospedagem e trabalho com grupos é o Saco do Bananal, um dos pontos mais belos da Ilha, junto à Lagoa Azul. Histórias de navegação, permeadas pelos “causos” de piratas e seus tesouros, completam o quadro para uma estada inesquecível nesse local que, às vezes, dá a impressão de ter sido pintado a mão.

postado sob 2019, arqueologia, EF2
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN
+7

Alunos do EF2 estudam com material do Museu de Arqueologia e Etnologia

O Projeto MAE, que acontece no segundo bimestre letivo, é realizado há muitos anos no Colégio, em uma parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE) que nos empresta, todos os anos, valise expositora contendo réplicas de artefatos e pequenas maquetes para serem usadas em aula, relacionadas a temas diversos, como sítios arqueológicos, evolução dos seres vivos, formação de fósseis, alterações na paisagem, mitos de criação do Universo, Pré-história, extinções, entre outros. 

Durante esse projeto , os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental discutem, em História, Geografia e Ciências ,assuntos relacionados à origem do Universo e do homem, sob diferentes olhares - muitas vezes o mesmo assunto é abordado de diferentes formas nos 3 componentes curriculares. As aulas são dinâmicas e atrelam a teoria e a prática, já que o conteúdo da valise é trabalhado e discutido. O produto são trabalhos apresentados pelos alunos, em diferentes formatos: maquetes, teatro, jornal, linha do tempo, história em quadrinhos, pinturas rupestres e rádio. É um projeto muito interessante, instigante e gostoso de fazer, sempre há o envolvimento e a participação de todos!

fechar