Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza

No final dos anos 1970, os artistas Frans Krajcberg, nascido na Polônia e Sepp Baendereck, de origem Sérvia, fizeram uma viagem de barco pelo rio Negro, com duração de pouco mais de um mês. Krajcberg voltou várias vezes à Amazônia, viu a colonização e o desmatamento e passou a dedicar sua obra à questão ambiental.

“Quando teve o impacto da queimada, virou um ambientalista roxo. Ele aprimora seu discurso, no sentido de ‘eu sou um ambientalista, não sou um artista’”, conta João Meirelles, ativista ambiental, colaborador e biógrafo de Frans Krajcberg.

Agora, no MUBE, a vida e a obra do artista tornado ativista, já tratadas num documentário e bienais dentro e fora do país, ganham novo fôlego, tendo como mote os cem anos de Krajcberg, nascido em 1921 e falecido em 2017.

Quem visita o Museu pode acompanhar a progressão da obra do artista em cerca de 160 trabalhos, dos quais mais de cem vieram do sítio Natura —uma casa construída no topo de uma árvore, onde Krajcberg morava, no sul da Bahia. Pinturas, gravuras e desenhos figurativos feitos desde o final dos anos 1940, antes de o artista vir para o Brasil, até o início da década seguinte, já em solo brasileiro. Em 1957, ele se naturalizou brasileiro

Em 1972, muda-se para Nova Viçosa, na Bahia, vivendo em meio a uma floresta de 10 mil árvores de espécies nativas que ele plantou, perto da praia. Foi lá em seu sítio Natura que encontrou a matéria-prima de suas obras, nos restos de troncos e raízes carbonizados por queimadas ou resíduos de desmatamentos.

A partir da flora brasileira, “criou uma arquitetura da natureza com sua obra, trazendo a questão ambiental como questão de ordem ética dentro da arte”, acrescenta Diego Matos, curador desta exposição.

A mostra é imperdível!
SERVIÇO
FRANS KRAJCBERG: POR UMA ARQUITETURA DA NATUREZA
Até 11 de setembro; terça a domingo, das 11h às 17h
MuBE – Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo
Grátis

REFERÊNCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/05/floresta-com-obras-de-frans-krajcberg-ocupa-mube-em-grande-mostra-do-artista.shtml
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/centenario-de-frans-krajcberg-e-celebrado-com-exposicao-no-mube
https://www.ebiografia.com/frans_krajcberg/
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10730/frans-krajcberg