MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA – ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PROGRAMAÇÃO ON-LINE COM FILMES E DEBATES

A Mostra Ecofalante de Cinema, dedicada a filmes que tratam de questões relacionadas ao meio ambiente, terá sua 9ª edição em agosto próximo.

Porém, vai antecipar parcialmente sua programação , apresentando já nesta semana, de 3 a 9 de junho, 5 filmes na MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA – ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE: “A 9ª edição da Mostra Ecofalante, este ano, foi transferida de junho para agosto, por questões operacionais, mas não poderíamos deixar a Semana do Meio Ambiente passar em branco, especialmente neste momento em que a pandemia e a crise política e econômica  têm amplificado os problemas socioambientais no Brasil e no mundo”, afirma Chico Guariba, diretor da Ecofalante.E complementa:“A Mostra já faz parte do calendário da cidade de São Paulo e, com esta edição on-line, podemos expandir o público e o debate com todo o Brasil”.

A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, e produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. A instituição fornece consultorias a projetos nessas áreas e promove formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Organiza seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade, além de realizar o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema.

A Semana do Meio Ambiente foi instituída em 1981, para acontecer na primeira semana do mês de junho, como extensão do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho que, por sua vez, foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, com o intuito de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Programação
De 3 a 9 de junho, a Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente disponibilizará gratuitamente cinco prestigiosos títulos produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Os filmes estarão acessíveis pela plataforma Videocamp (www.videocamp.com), sendo que a atração de abertura será “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, o mais recente trabalho do cineasta Jorge Bodanzky, com codireção de João Farkas. Além disso, a mostra trará “Amazônia Sociedade Anônima”, que tem Estêvão Ciavatta como diretor e Walter Salles como produtor associado; “A Grande Muralha Verde”, de Jared P. Scott, que tem produção-executiva de Fernando Meirelles, “O Golpe Corporativo” de Fred Peabody, e “Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt.

Fernando Meirelles, Estêvão Ciavatta, Jorge Bodanzky e Vincent Carelli debaterão o papel do cinema na comunicação de questões socioambientais.

As exibições são acompanhadas por debates temáticos, reunindo nomes como Adriana Ramos, Paulo Artaxo, Joênia Wapichana (a confirmar) e Ladislau Dowbor.

ACESSE AQUI PARA PROGRAMAÇÃO COMPLETA E TRAILERS