.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob cultura, história
foto reprodução
foto reprodução
foto reprodução
foto reprodução

Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. A tradição foi sendo moldada através dos séculos, por lendas, histórias e hábitos. Este ano, começou no dia 28 de janeiro.
Sabe por quê? O calendário chinês é lunissolar, ou seja, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. Por esse motivo, o início de cada ano novo chinês cai sempre em uma data diferente da do calendário ocidental: começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Mas o rito de passagem de ano começa semanas antes, quando os chineses costumam fazer arrumação e limpeza em suas casas, para afastar maus espíritos.

No 23º dia do último mês lunar, oferecem comida ao Deus da Cozinha, que seria o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos, chamados Tao Fu, com dizeres de boa sorte em dourado, para proteger os moradores e atrair bons fluídos. 


Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual. Nessa última noite são preparados pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, entregue em um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem presenteia. É comum que as notas dadas sejam novas, porque tudo relacionado ao Ano Novo deverá ser novo, visando a atrair sorte e fortuna.

Em seguida há queima de fogos, jogos e brincadeiras e a festa dura a noite toda, até o  amanhecer.  A comemoração toda só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas, que este ano cai no dia 11 de fevereiro. 

Os animais, no zodíaco chinês
Cada ano é dedicado a um dos 12 animais do zodíaco chinês. Segundo a lenda, Buda chamou os animais para uma reunião e apenas doze se apresentaram. Em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
São eles, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e  porco.

De acordo com esse calendário, o ano de 2017 corresponde ao galo. 
O Ano do Galo já foi comemorado, no século 20, em 1909, 1921, 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005 e o seguinte será em 2029.
Segundo a astrologia chinesa, além dos animais, cada ano é associado a um dos 5 elementos: ouro, madeira, água, fogo ou terra. O elemento combinado com o animal forma o zodíaco do ano. 2017 é o ano do Galo de Fogo (o último foi em 1957), o que significa que quem nasceu nesse ano terá esse signo. Galos são caracterizados como ativos, trabalhadores, faladores, adoradores da vida social e acostumados a serem o centro das atenções.

Troca de presentes
Além dos envelopes vermelhos, é comum que se deem pequenos presentes (comida ou doces) a amigos e parentes. Vários mercados ou feiras locais são montados para a ocasião, em geral ao ar livre, para vender flores, brinquedos, roupas e fogos de artifício. Em alguns lugares existe a prática de compra da ameixeira, parecida com tradição ocidental de comprar nossa árvore de Natal.

Fogos de artifício
Na China antiga, caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos; hoje existe uma grande sofisticação nos fogos de artifício chineses. Acredita-se que os barulhos e fogos explodindo espantam os espíritos malignos.

Vestuário e simbologia
As roupas utilizadas durante todo o ano novo geralmente são vermelhas porque os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. Além disso, o vermelho é o símbolo da felicidade ou do prazer, e simboliza virtude, verdade e sinceridade. 
Balas, bolos, decorações e muitas outras coisas associadas com o ano-novo e suas cerimônias são coloridos de vermelho. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. 

Retrato da família
Tirar fotografias é uma cerimônia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada no hall ou em frente à casa. O membro masculino mais velho da família se senta ao centro.

Festas nas ruas
Nas ruas é costume verem-se outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais importantes, e a coreografia é realizada com cerca de 20 pessoas, ajudando a trazer prosperidade, sorte e renovação.

Outras tradições
Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair e a casa deve ser limpa antes do dia de ano novo. 

As dívidas também devem estar saldadas até esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças. 

Antes do dia de Ano Novo as famílias chinesas decoram as suas salas com vasos com botões de flores, laranjas e tangerinas e variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce. 

Hoje em dia a tradição é comemorada em diversos países e as festividades são um atrativo para todas as culturas.  São Paulo tem comemorações no bairro da Liberdade, onde se concentra grande parte da comunidade chinesa. Fique ligado e visite o bairro para conhecer mais.

Referências:
http://www.camarabrasilchina.com.br/noticias-e-publicacoes/noticias/noticias-sobre-negocios-com-a-china/a-tradicao-da-celebracao-do-ano-novo-chines​
http://brasilescola.uol.com.br/china/ano-novo-chines.htm
http://www.aljazeera.com/indepth/inpictures/2017/01/year-rooster-millions-chinese-year-170128052310196.html
http://www.mariahelena.pt/pages/celebracoes-do-ano-novo-chines#sthash.Fef9coKP.dpuf
http://www.refinery29.com/2017/01/137349/year-of-the-fire-rooster-chinese-zodiac-2017
http://time.com/4648981/chinese-lunar-new-year-rooster/
https://chinanaminhavida.com/2017/01/28/ano-do-galo-e-os-desafios-para-2017/

fechar