THE TRUE COST: EF2 EM MAIS UM CINEMA COM O PROFESSOR

postado sob 2021cinemaEF2

A terceira edição do Cinema com o Professor deste ano aconteceu no sábado, dia 28/08, e foi voltada para as turmas de 6° e 7° anos.  Foi uma manhã de muita alegria, encontros, trocas e aprendizados em nossa comunidade. Desta vez, exibimos o filme “The True Cost” (O custo verdadeiro, 2015, Andrew Morgan) e, a seguir, tivemos um debate bastante aquecido, do qual participaram, além de alunos/as e professores/as do Ítaca, nossos convidados Giovanna Gaba e Rafael Körbes, professores da Universidade Anhembi Morumbi, que ensinam moda e trabalham nesse universo.

Trata-se de um documentário impressionante que revela uma triste e cruel realidade de nossas vidas: a produção e comercialização de roupas, no estilo Fast Fashion, no mundo. E levanta as seguintes questões: Quem faz as roupas que usamos? Por que nossas roupas são feitas em outros continentes? Por que precisamos ter cada vez mais roupas? Para onde vão as roupas que descartamos?

A escolha dessa temática surgiu a partir dos estudos sobre Cinema e sobre Consumo, que já vinham ocorrendo com os alunos de 6º e 7º anos, englobando as temáticas de matemática financeira e planejamento de finanças. Outro fator motivador é a superexposição a propagandas de vestuário a que as crianças estão submetidas, diariamente, nas redes sociais.

O evento promoveu uma importante e enriquecedora troca entre Universidade e Ensino Básico. Nossos alunos e alunas puderam discutir conteúdos e questões  contemporâneas que, para muitos, são abordados apenas na Universidade.

Acreditamos que esse tipo de debate é essencial para motivar mudanças atitudinais fundamentais à nossa existência no mundo.

Assista aos vídeos de debates, abaixo.